August 28, 2014

Panqueca saudável


Olá! Hoje vim contar pra voces essa receita de panqueca que criei com ingredientes muitos fácies de achar, e ainda melhor, fica bem barato e pode comer sem culpa, sem medo de engordar! Eu tentei fazer uma versao mais saudável da panqueca tradicional, e deu muito certo. Voce pode fazer pra café da manha, sobremesa, ou na hora do lanche!  Aveia é o meu cereal preferido, que contém vários beneficios e está permitido na dieta do dia a dia, eu fiz um post sobre aveia aqui http://lauraskatter.blogspot.fi/2014/08/os-beneficios-da-aveia.html Agora vamos para a receita :3

Essa receita faz 6 panquecas de tamanho normal, usando duas colheres de sopa pra medir o tanto na hora de fritar, ou faz 4 panquecas médias, usando 3 colheres de sopa como medida na hora de fritar.

Ingredientes:

- 1 banana
- 1 ovo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de leite (usei de soja, o leite pode usar o da sua preferencia)
Adicionar mais leite se precisar, voce quer uma textura homogenea, mas nao tao mole,
se a massa ficar mole demais adicione mais aveia.
- 1 xícara de aveia 
(Para chegar a essa textura de panqueca voce precisa triturar a aveia antes, esse é um passo muito importante, se voce nao triturar nao ficará a mesma coisa e depois vou receber comentários xingando a receita, que nao deu certo e blablabla! Entao por favor nao pule essa etapa! :)

Modo de preparo:

1. No liquidificador adicione a banana, o ovo, leite e aveia. 
2. Bata tudo até ficar uma massa homogenea, se ficar mole demais adicione mais aveia. 
3. Transfira essa massa para uma tigela, adicione o fermento em pó e misture bem, á mao. 
4. Depois deixe a massa descansar por 10 minutos, essa etapa é MUITO IMPORTANTE, de verdade, se voce pular essa etapa voce vai ficar com panquecas murchas, voce tem que seguir a receita corretamente para conseguir panquecas fofinhas!
5. Aqueça a frigideira ao fogo médio, antes de adicionar a margarina faça um teste jogando pingos de água na frigideira pra ver se já esta quente o suficiente, e se a água secar é sinal de que está pronto!
6. Quando estiver quente coloque um pinguinho de margarina na frigideira, bem no meio comece colocando uma colher da massa, e depois mais uma, e faça movimentos rotatórios com a frigideira pra espalhar a massa.
7. Frite de um lado, e espere uns 30 segundos e com uma espatula tente levantar a panqueca começando por baixo, se estiver dourada é sinal que pode virar a panqueca e fritar do outro lado.
8. Repita o numero 7 até terminar a massa.

Depois de prontas jogue um pouco de mel por cima, isso é totalmente opcional!
Voce pode comer a panqueca acompanhado de frutas ou iogurte, ou tudo junto, voce quem escolhe como vai ser a refeiçao. Eu geralmente só jogo mel por cima, porque fica mais bonito pra tirar foto e também fica mais gostoso!


Espero que gostem! Me deixe ficar sabendo se gostaram, deixe seu comentário! :)