August 28, 2014

Os Benefícios da Aveia

Olá! Eu vim aqui pra falar um pouco pela minha paixao por aveia, que é o meu cereal favorito. Eu uso aveia pra substituir farinha, é uma opçao ótima, porque a aveia contém vários beneficios. Decidi fazer esse post pra voces entenderem mais porque sempre uso aveia nas minhas receitas, e o porque opto por ela. E eu sempre faço assim: compro a aveia em flocos normal, e trituro ela no liquidificador até virar uma farinha bem fina. Esse jeito é a melhor opçao, nao compre farinha de aveia porque ela é mais pobre em fibras, a em flocos é rica em fibras, entao é só triturar no liquidificador, guardar num pote, e sempre usar quando precisar.



Aqui vou colar alguns textos que encontrei na internet, que explica tudo sobre a aveia.
Selecionei o que achei mais importante!

A aveia é um cereal altamente benéfico. Está relacionado ao bom funcionamento intestinal, à diminuição e manutenção dos níveis de colesterol total e LDL-colesterol. Além de proporcionar mais saciedade, é rico em cálcio, ferro, proteínas, carboidratos e vitaminas.

SETE BENEFÍCIOS DA AVEIA (fora os outros citados ao longo do post)
1 – Auxilia no bom funcionamento intestinal por formar um gel mais volumoso e úmido
2 - Por ser rica em fibra insolúvel, é considerada um alimento funcional já que tem importante papel na diminuição dos índices de câncer de cólon
3 - Ajuda na perda de peso devido à fibra solúvel que tem a capacidade de nos manter saciados por mais tempo
4 – A glucana tem o poder de diminuir a absorção de gordura e açúcar, beneficiando justamente as pessoas que tem hipercolesterolemia, hipertensão e diabetes
5 - A mesma fibra (glucana) ajuda a reforçar o sistema imunológico e combater infecções agindo diretamente nas células de defesa
6 - É protetora do nosso DNA, diminuindo o risco de um gene sofrer mutação
7 - Combate a depressão graças ao magnésio e às vitaminas do complexo B que atuam diretamente no sistema nervoso

VARIAÇÕES
Encontramos a aveia em 3 versões:
Flocos - Por ter o grão prensado integralmente, preserva seus nutrientes. Tem na versão em flocos finos, quando o grão é submetido à moagem
Farelo – Por ser a camada externa do grão, é a parte mais rica em betaglucanas
Farinha – Costuma ser obtida pela parte interna do grão, sendo mais pobre em fibras quando comparada com o farelo e os flocos.

E o Que a Aveia Tem?
Conheça os ingredientes que tornam esse cereal tão nutritivo.
  • Fibras: A aveia contém duas versões da substância: as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.
  • Vitaminas: Ela é reduto de vitaminas do complexo B - Niacina (Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1) -, fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. Além disso, tem vitamina E, cuja ação antioxidante previne estrago às células causados pelos radicais livres.
  • Minerais: Ali vamos encontrar o Zinco, que também acaba com as colônias de radicais livres. Ainda temos silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Ele também fortalece unhas e cabelo.
    Outros: Selênio, Ferro, Magnésio, Fórforo e Cobre.
  • Proteínas: É um dos grãos com maior valor protéico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo. Nesse ponto, deixa concorrentes como o trigo a anos luz de distância.
Ainda tem mais
Os benefícios da aveia parecem não ter fim. Ela ainda é uma forte aliada na prevenção de tumores. Esse potencial vem justamente das heróicas fibras, que atuam na linha de frente na defesa do intestino. “Elas são importantes para eliminar compostos cancerígenos formados pelo nosso próprio organismo durante o processo de digestão das gorduras. Por se ligarem a essas substâncias, conseguem anular seus efeitos.”, justificam os especialistas.


Bom, é isso, eu achei importante e interessante criar esse post, porque como várias receitas precisa de farinha, essa é a melhor opçao que encontrei até hoje, com vários beneficios e muito barata, voce pode encontrar em qualquer supermercado da sua cidade. Ainda tenho várias receitas em mente que usa aveia, entao fiquem ligados que as vezes vou postar novas receitas! :)


No comments:

Post a Comment